Salve! Negras da América Latina

Por Priscila Romaica


Embora a população negra represente mais da metade da nação brasileira, estamos mal representados em várias esferas sociais, políticas, econômicas, culturais, midiáticas etc. Apesar da baixa representatividade das mulheres negras no poder de ascensão e decisão, o dia 25 de julho é um marco para lembrarmos do grito e força da mulher negra!
Data que celebra a vida e a luta de Tereza Benguela, que viveu no século XVIII no Quilombo do Piolho ou do Quariterêre no Mato Grosso. Tereza após a morte de seu marido, se tornou a rainha do quilombo tonando sua população empoderada e resistente à escravidão por duas décadas.
Além disso, o dia 25 de julho celebra o dia de mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas dando a oportunidade e visibilidade para que mostremos que nossa existência representa luta por igualdade de gênero e raça.
Lembremos então mulheres: nós carregamos a força histórica e celebrar a vida das que vieram antes de nós é importante para que possamos também servir de luz às que virão a partir de nós! Celebremos e Lutemos.

Comentários

Postagens mais visitadas