Já reparou a beleza de um Ipê?

Por Débora Ester




Eu me lembro muito bem dos dias de infância, durante essa época muitas pessoas desciam a rua principal até chegarem na pequena praça da igreja. Mas o que havia ali para atrair tantos olhares? De fato era algo muito deslumbrante, uma árvore de aproximadamente 25 metros, suas flores amarelas exalavam que a melhor estação do ano já havia chegado, a primavera! Dava para notar que borboletas, abelhas e pequenos insetos viviam a rodear a bela árvore em busca de alimento. Meus pequenos olhos admiravam cada detalhe da criação divina, e durante a tarde, em um pequeno passeio rotineiro com minha vó, eu me jogava sobre as pétalas que enfeitavam o chão como um lindo tapete. Minha avó me pegava no colo e com seu carinho me dizia:
-Está vendo essa árvore? Pois bem, ela é um pé de Ipê. Há muitos anos atrás ela era considerada como um árvore nacional. Mas o que tenho para lhe falar minha querida é outra coisa, você já reparou a beleza de um Ipê?
A resposta para aquela pergunta parecia ser muito fácil, porém não era. Minha querida avó não estava se referindo ao estético e sim sobre a parte reflexiva da admiração. Anos mais tarde o pé de Ipê teve seu fim, foi cortado e em consonância meses depois minha avó faleceu. Ela nunca me revelou a resposta sobre tal questionamento levantado, portanto, após experiências penosas em uma primavera eu descobri o real sentido da beleza de um Ipê. Sentada nas gramas da faculdade e preocupada com minhas questões internas que dias após dias me tiravam a paz eu avistei um lindo pé de Ipê, era pequeno, no entanto, minhas lembranças vieram a tona.
Fiquei por horas tentando decifrar a beleza daquela planta que me despertava curiosidades. Logo em seguida cheguei à conclusão, a nossa vida é como um pé de Ipê! Existem momentos que vivemos onde devemos perder nossas folhas, nesse período vem um inverno forte e muitas das vezes pensamos que não iremos sobreviver, logo quando a primavera chega devemos florescer. Agora tudo fazia sentido, devemos saber admirar que a beleza do Ipê consiste em saber que precisamos das lutas para produzir belas flores de esperança. Bom depois dessa descoberta me levantei da grama e segui meu caminho convicta de que devemos manter a fé e buscar sempre oferecer flores as pessoas que estão em nossa jornada.

Comentários

Postagens mais visitadas